Artigos

Seu olhar diz muito sobre você – O rejuvenescimento na área dos olhos

A região periocular – ao redor dos olhos – desempenha papel fundamental para a expressão facial e para o embelezamento do rosto. Com o passar dos anos, é natural que essa área sofra com alterações anatômicas e estéticas. Podemos observar a formação de #rugas superficiais e profundas, o ressecamento excessivo e o aspecto craquelado da pele, a perda de firmeza, o surgimento de manchas e o aprofundamento dos olhos pela reabsorção óssea e perda dos coxins gordurosos que são responsáveis pela estrutura da região.
Além do processo natural de envelhecimento e da queda na produção de colágeno pelo organismo, fatores como a exposição cumulativa aos raios UV, o tabagismo e a falta de cuidados diários com essa região do rosto podem contribuir para o surgimento de todas essas queixas citadas. Felizmente é possível prevenir o envelhecimento e recuperar a jovialidade do olhar por meio de tratamentos clínicos e tecnologias da Dermatologia, como:

Laser fracionado não – ablativo (Emerge e CO2)

O Laser fracionado não-ablativo provoca uma destruição controlada no tecido cutâneo, estimulando a renovação celular e a produção de colágeno novo. Esta tecnologia é atraída pelas moléculas de água do corpo humano, que ao serem vaporizadas estimulam o processo de cicatrização local, promovendo a neocolagênese (formação de um colágeno novo). Existem algumas tecnologias que cumprem esse papel, diferindo entre si pela intensidade da agressão, dor, recuperação e resultados.

Aplicação de ácido hialurônico

O ácido hialurônico pode ser aplicado com diferentes finalidades. A substância pode ser utilizada para preencher regiões profundas, seja pela perda dos coxins gordurosos, seja pela reabsorção óssea. Pode ainda ser utilizado com a técnica de micro-gotas, promovendo uma hidratação mais intensa da pele local e um viço com melhora das rugas.
As melhores técnicas de preenchimento da goteira lacrimal envolvem a avaliação global da face e reconhecimento de áreas adjacentes de estrutura. O #ácidohialurônico é uma substância presente naturalmente no nosso organismo. A sua aplicação acontece com material industrializado e biocompatível, sendo seguro para o tratamento de depressões e linhas perioculares, desde que aplicado por médicos* com formação adequada, com técnicas adequadas.

*médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos membros de suas sociedades brasileiras – SBD e SBCP

Toxina Botulínica

Um dos tratamentos mais tradicionais da cirurgia dermatológica é a aplicação da Toxina Botulínica, popularmente conhecida pelo nome comercial “Botox”. Esta substância visa relaxar e diminuir a ação dos músculos responsáveis por causar algumas das rugas da região ao redor dos olhos, como os “pés de galinha”. Além de ser uma boa opção para atenuar essas linhas na lateral dos olhos, o botox também consegue melhorar o arqueamento das sobrancelhas nas mulheres, tornando o olhar mais jovem e atraente. Nos homens, as sobrancelhas são posicionadas de forma reta ressaltando a masculinidade. Existem várias marcas disponíveis no mercado, cada qual com suas vantagens a depender da avaliação individualizada do paciente.

Blefaroplastia

A blefaroplastia é a cirurgia indicada para retirar as sobras de pele que podem causar imenso desconforto estético e também prejudicar funcionalmente a visão de alguns pacientes. O procedimento consiste em realizar pequenos cortes e retirar o excesso de pele ou gordura das pálpebras superiores e/ou inferiores. Trata-se de um procedimento cirúrgico relativamente simples e que resulta em uma cicatriz praticamente imperceptível quando realizada por médicos cirurgiões aptos.

Além dessas opções existem outros tratamentos que podem ser associados para melhores resultados, como a luz pulsada, radiofrequência e o microagulhamento. Para saber qual o melhor procedimento no seu caso, é fundamental consultar-se com um dermatologista!