Artigos

Homens e a procura pelos procedimentos estéticos – Entenda quais são os cuidados e tratamentos especiais para a pele Masculina

O homem moderno se preocupa cada vez mais com a aparência e os cuidados com a beleza e autoestima deixaram de ser exclusividade das mulheres. O mercado dermatológico se adapta constantemente às novas demandas e se volta, cada vez mais, para as particularidades da pele masculina, que demanda cuidados especiais.

A textura da pele dos homens

A pele dos homens é naturalmente mais grossa e firme do que as mulheres, devido à maior quantidade de colágeno e a perda mais lenta dessas fibras de sustentação ao longo dos anos. Em contrapartida, o público masculino é mais propenso a ter pele oleosa, o que pode favorecer o surgimento de acne, além de graus variados de dermatite seborreia.

Desta forma, é fundamental manter uma rotina de cuidados em casa com a correta higiene e o uso de produtos específicos, indicados pelo dermatologista.
Embora eles não gostem, o uso de filtro solar é extremamente importante, e a sua escolha deve levar em conta essa característica mais oleosa da pele. Pra tal, existem diversas opções no mercado, voltadas especificamente para eles. A higienização adequada, a escolha minuciosa dos “anti-agings” e demais cuidados de rotina podem ser bem detalhados e combinados com ajuda do médico após a consulta e exame clínico.

Como cuidar da barba?

A barba está na moda! Cada vez mais homens vem optando pelo uso estilizado da barba. Acredita-se que, em média, os homens se barbeem 16.000 vezes durante a vida inteira. Mas o que muitas pessoas não sabem é que o ato de raspar os pelos da face pode tornar a pele mais sensível e suscetível a danos, como inflamações, foliculite e alergias.

Alguns cuidados básicos podem ajudar a prevenir esses problemas e deixar a barba sempre bonita:/strong>

• Lavar a região antes e após se barbear, dando preferência para a água fria ou morna;

• Escolher adequadamente o xampu e condicionador para a barba;

• Evitar fazer a barba com frequência;

• Cortar os pelos no sentido do seu crescimento e não no sentido contrário;

• Apostar em produtos calmantes após se barbear.

Musculatura mais forte

Vale destacar que a musculatura facial dos homens é consideravelmente mais forte do que das mulheres, favorecendo o aparecimento precoce de rugas e linhas de expressão mais profundas.

Quais são os tratamentos mais procurados pelos homens?

De maneira geral, o público masculino prefere procedimentos minimamente invasivos, rápidos e que não demandam um grande tempo para recuperação nem apresentem um pós procedimento muito marcante. Alguns dos tratamentos mais realizados pelos homens são:

• Peelings superficiais – Ajudam a renovar as camadas cutâneas e a controlar a produção de sebo, com um pós-procedimento bem tranquilo.

• Depilação a laser – A remoção de pelos de forma duradoura é feita com lasers específicos, que emitem energia que será absorvida pela melanina presente no pelo, gerando um aquecimento local e destruição das estruturas responsáveis pelo crescimento de novos fios. O procedimento pode ser feito em diversas regiões corporais como nas costas, barba e região peitoral.

• Toxina Botulínica -A A aplicação da toxina botulínica de forma preventiva ou terapêutica nos homens é uma excelente alternativa para evitar a formação das rugas profundas, especialmente na fronte (testa) e na glabela (entre as sobrancelhas). A aplicação é diferente daquela realizada nas mulheres, principalmente quando nos referimos ao posicionamento das sobrancelhas, que devem ficar mais retas, deixando a aparência bem masculina. Além disso, o “botox” pode ser usado para tratar o suor excessivo (hiperidrose), quadro que afeta muitos homens.

• MD CODES – Nos homens, harmonização facial e a aplicação do ácido hialurônico visa acentuar, principalmente, os ângulos mandibulares e o mento (queixo), redefinindo o contorno facial. As mandíbulas devem ser ligeiramente mais retas e o queixo mais largo do que nas mulheres.

• Procedimentos para tratar poros dilatados e irregularidades na face – Tratamentos como o microagulhamento com drug delivery, luz intensa pulsada e lasers fracionados superficiais são ótimas opções para estimular colágeno e melhorar a textura geral da pele, tratando poros dilatados, cicatrizes de acne, manchas e outras irregularidades.

• Procedimentos capilares – Queixa comum no consultório do dermatologista, a queda de cabelo vem sendo cada vez mais relatada pelos pacientes, que buscam tratar e recuperar (quando possível) seus fios. Contamos com um arsenal variado de tratamentos clínicos (orais e tópicos) além de procedimentos minimamente invasivos que nos auxiliam a tratar as diversas causas de queda de cabelo que podem atingir o homem. No caso da calvície (uma das quedas mais frequentes), o transplante capilar também é uma alternativa interessante para a redistribuição de fios visando uma aparência mais jovem e bonita. Este deve ser sempre executado por um cirurgião capacitado e o tratamento dermatológico concomitante deve ser sempre realizado, para a garantia de um resultado duradouro e satisfatório ao passar dos anos.