Artigos

Dietas Restritivas e o Envelhecimento Facial

Você sabia que a realização de #dietas muito restritivas pode favorecer o #envelhecimento precoce da face e organismo?

Dietas restritivas e desbalanceadas, com baixa ingestão de proteínas e carboidratos, podem afetar negativamente a pele devido ao baixo fornecimento de nutrientes essenciais.

-> As proteínas são constituídas de aminoácidos que atuam no equilíbrio da pele através da função construtora e reparadora que possuem. Promovem hidratação, luminosidade e renovação celular. São essenciais na produção de colágeno e elastina, conferindo firmeza à pele.

-> As vitaminas são micronutrientes essenciais que o organismo não consegue produzir sozinho em quantidade suficiente. São importantes para a hidratação da pele e tem poder anti inflamatório ajudando no combate à acne e nas hiperpigmentações cutâneas.

-> Os minerais são importantes como cofatores enzimáticos e tem um amplo papel estrutural nos componentes dos órgãos e tecidos. São importantes também para a imunidade. O selênio, zinco, ferro e silício merecem destaque pela sua abundância no nosso organismo e importância no desenvolvimento das unhas e cabelos.

Dietas veganas e vegetarianas precisam ser cuidadosamente acompanhadas por um nutricionista para que não haja deficiência de elementos importantes para o nosso organismo.

Além disso, o emagrecimento intenso faz com que haja a diminuição dos coxins gordurosos faciais, estruturas que ajudam a sustentar e dar forma à face. É por isso que algumas pessoas muito magras ou atletas, mesmo de faixa etária jovem, tendem a ter o aspecto da face mais cansado e envelhecido.

Mas atenção: os excessos também são prejudiciais. O excesso de proteínas, por exemplo, é capaz de produzir um envelhecimento ainda mais agressivo! Nessa situação ocorre o estímulo da via m Tor, que está envolvida em diversas funções celulares, podendo destruir as vias de reparo necessárias para a longevidade saudável.

Quer saber mais sobre envelhecimento saudável mantendo uma boa aparência? Converse com o seu dermatologista sobre o assunto e esclareça todas as suas dúvidas.