Artigos

Toxina Botulínica IN vs OUT: o que você precisa saber sobre a técnica

Para minimizar rugas, marcas de expressão ou arquear sobrancelhas a aplicação da toxina botulínica, ou botox, está sendo uma prática cada vez mais comum na vida de homens e mulheres. Isso devido o método auxiliar no rejuvenescimento da aparência e elevar a autoestima. Com a popularização do procedimento estético, é natural que surjam muitas dúvidas sobre o assunto e pensando nisso, abaixo está as principais vantagens (IN) e desvantagens (OUT) do procedimento para desmistificar de vez  a técnica.

O grande benefício do botox consiste na paralisação das rugas de expressão da face, uma vez que a musculatura não se contrai, dessa forma a pele suprajacente não enruga e evita o envelhecimento. Quanto mais cedo se inicia (desde que haja rugas de expressão) mais cedo previne e retarda-se o envelhecimento. É importante lembrar que crianças e adolescentes não precisam de tais aplicações.

Uma observação importante: Uma vez que se começa a fazer, não precisamos fazer sempre. Isso é um mito! O que acontece é que, se fizermos com regularidade, conseguimos prevenir de forma ampla o envelhecimento, pois mantemos os músculos em descanso na maior parte do tempo.

O botox também tem diversas finalidades, pode ser usado nas rugas do terço superior da face, como testa e olhos – para os famosos pés de galinha-, no terço inferior- como a mandíbula, e pescoço. Outras finalidades do botox são para o tratamento de doenças. A toxina é um tratamento para a rosácea, uma vez que os vasos sanguíneos começam a proliferar no rosto, e para o excesso de transpiração nas axilas e palmas das mãos.

Segundo os últimos congressos mundiais de dermatologia, o botox pode ser usado também na forma de micro-gotas aplicadas em “drug delivery” para a melhora do tônus facial. O Drug Delivery é uma técnica que facilita a entrada e potencializa a penetração de ativos no corpo, rosto ou couro cabeludo, reduzindo não só o tempo como o número de sessões do tratamento em questão.

Por outro lado, as principais desvantagens do procedimento, entre eles está o desconforto na hora da aplicação, mas que também pode ser minimizado por anestesias, e o fato da pratica deixar um pequeno hematoma no local, dependendo dos vasos sanguíneos de cada paciente.

O procedimento tem duração de 4 a 5 meses, e dependendo da técnica de aplicação, pode ficar com um resultado “artificial” por cerca de 30 dias, por isso é importante escolher bem o profissional que irá fazer a aplicação para evitar este problema.

O ideal é sempre combinar os tratamentos para  tratarmos a face como um todo. Retirar as rugas é parte importante do rejuvenescimento, mas não exclui a necessidade de estimular e contrair o colágeno e tratar as manchas.

 

Por Anna Cecília Andriolo