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Alimentação e a queda de cabelo

A queda de cabelo, conhecida como alopecia, pode ocorrer em homens e mulheres de qualquer idade. Vários motivos podem contribuir, entre eles a má alimentação. Dietas restritas em proteínas, minerais e vitaminas devem ser evitadas por quem se preocupa com a sua saúde capilar. Veja algumas dicas:

Proteínas

Uma boa ingestão proteica é fundamental para manter seus cabelos saudáveis. O consumo adequado de proteína garante os aminoácidos essenciais para que o cabelo fique forte e bonito. As proteínas são encontradas nas carnes, ovos, leite e derivados e também em fontes de proteína vegetal como as leguminosas, ervilha, lentilha, soja e grão de bico.

Ferro

O ferro também é um nutriente muito importante para o cabelo e o seu déficit pode contribuir para a alopecia. O ferro vindo de origem animal tem uma melhor absorção no nosso organismo e suas fontes são as carnes vermelhas e ovos. As fontes de ferro de origem vegetal tem uma menor absorção no nosso organismo, mas se forem consumidas juntamente com alimentos ricos em vitamina C (Ex: frutas cítricas, como a laranja, limão, abacaxi), sua absorção é aumentada. As principais fontes de ferro vegetal, são vegetais verdes escuros (ex: couve, rúcula, agrião), oleaginosas (ex: castanhas, nozes, amêndoas), leguminosas (ex: feijão, lentilha, ervilha) e aveia.

Vitaminas

São fundamentais para nutrir o fio, potencializar seu crescimento e combater os radicais livres. Estão presentes em alimentos como legumes, frutas, cereais integrais, leguminosas, castanhas, carne vermelha, ovos, fígado e peixe.

Portanto, devemos ter uma alimentação equilibrada para mantermos uma boa saúde capilar. Para isso, acompanhar com um nutricionista e seguir um cardápio adequado é muito importante. Porém, vale ressaltar que, para um diagnóstico adequado de qual o problema com o seu fio, a avaliação do dermatologista é essencial. Desta forma, seu tratamento e o seu cardápio podem ser individualizados para aquilo que é mais importante no seu caso.